NOVAMENTE A SOCIEDADE CIVIL DEMONSTRA A SUA FORÇA DIANTE DO DESASTRE DE MAIO
O empresário Roberto Luchese, da Incorporadora Lyall, está escrevendo um novo e importante capítulo da história recente do Vale do Taquari neste cenário pós apocalíptico, ao idealizar e liderar a reconstrução da histórica ponte de ferro que faz a ligação entre os municípios de Lajeado e Arroio do Meio.
Com 85 anos, a histórica Ponte de Ferro resistiu a enchentes como a de 1941 e a de Setembro de 2023Após a queda parcial da ponte de ferro e total da ponte na ERS-130, se iniciou uma campanha para a reconstrução da ponte de ferro, por ser a alternativa mais rápida a ser construída para ligar uma margem a outra do rio Forqueta.
Inicialmente o empresário Roberto Luchese acreditava que seria possível recolocar no lugar o trecho da ponte que havia caído no leito do rio, mas após a segunda cheia de maio, a estrutura foi arrastada por mais de 100m e com isto sofreu novos danos e se tornou inviável. Então o empresário da Incorporadora Lyall "pegou" para si a responsabilidade de recriar o acesso.
A cabeceira da Ponte de Ferro que fica do lado de Lajeado, não resistiu a força da correnteza e a pressão dos entulhos represados a ela.Um grupo de empresários se juntou a iniciativa do empresário e juntos estão tornando realidade a reconstrução da via sobre o rio Forqueta. Após a chegada de parte das ferragens da nova passagem, nesta segunda-feira(3), uma verdadeira força-tarefa está mobilizada na montagem das peças e pintura.
Nesta terça(04), a Secretaria de Obras de Lajeado está reformando as pistas, para melhorar as condições de trafegabilidade, já que a malha asfáltica também foi destruída pela cheia no trecho.
Um dos procedimentos mais delicados da operação será o assentamento da estrutura metálica da nova ponte, manobra que será realizada por um guindaste. A tarefa caberá a empresa Guinchos Sansão, que faz parte da equipe de voluntários da iniciativa privada.
Equipamento importado modelo 160, 2023, da montadora Sany, é capaz de suportar 160 toneladas, e alcance de 105 metros de altura.Para executar a missão, o proprietário da Guinchos Sansão Maico Hauschild disponibiliza um dos mais modernos caminhões de sua frota. “É um guindaste importado, modelo 160, 2023, da montadora Sany. Esse guindaste é capaz de suportar 160 toneladas, e alcance de 105 metros de altura. Este guindaste vai descer lá na beira do rio Forqueta, para fazer o movimento maior. Ele vai içar uma extremidade da ponte. Nós vamos montando a ponte e puxando ela para cima do rio”, explica Hauschild. Além deste, outros dois guindastes menores também estão envolvidos na operação.
De acordo com o empresário, uma operação como esta é orçada em mais de R$ 200 mil, porém, o serviço será realizado gratuitamente pela empresa Guinchos Sansão. Conforme o voluntário, a ideia é assentar a estrutura montada na sexta-feira (7). “A primeira parte da carga inicial foi montada. Vamos carregar o resto até o final do dia, e amanhã receber o resto da estrutura metálica. A ideia é posicionar a ponte no local na sexta-feira, para no sábado (8) realizar o assentamento do piso de madeira”, pondera.
#aobranãoparaA projeção do empresário Roberto Luchese é liberar a passagem pela ponte entre o domingo (9) e a segunda-feira (10). A ponte de aproximadamente 42 toneladas, é orçada em R$ 1,5 milhão, custo que será pago pela Incorporadora Lyall.
Créditos: Luis Fernando Wagner/Grupo Independente
Edição: Vitor Souza/CVT News
#aobranãopara #pontedeferro #Lajeado #arroiodomeio #rioforqueta #valedotaquari #riograndedosul
Comentários
Postar um comentário