TEUTÔNIA SERÁ A NOVA "CAPITAL" DO VALE DO TAQUARI?

 O município de Teutônia está na mira de empresas e famílias de municípios atingidos pela enchente

Teutônia tem sido procurado por muitas famílias de diversas cidades do Vale do Taquari para aqui recomeçarem suas vidas. E de acordo com o prefeito Celso Forneck, de 5 a 8 empresas da região entram em contato diariamente com a administração municipal para se informarem da possibilidade de instalação no município.

Teutônia sempre figurou entre os municípios mais prósperos do Vale do Taquari, sempre com ótimos índices de crescimento, apesar de recentemente estar enfrentando uma crise devido as dificuldades financeiras enfrentadas pela Cooperativa Languiru.

O município não está se candidatando ou buscando ser uma nova opção para empresas ou famílias atingidas pela devastação que assola o Vale do Taquari, mas tem sido uma opção natural devido ao seu bom histórico na região. De acordo com o prefeito Celso Forneck(PDT), em entrevista ao Grupo A Hora, entre cinco e oito empresas entram em contato diariamente com a Secretaria de Indústria, Comércio e Desenvolvimento de Teutônia para pedir informações relacionadas a instalação no município.

Forneck afirma no entanto que não irá atrás de nenhuma empresa fazer propostas para migrarem para Teutônia, mas afirma que Teutônia está apta a receber quem tiver interesse em se instalar no município. Com isto a administração já se adianta em oferecer cursos profissionalizantes através do programa RS QUALIFICAÇÃO, para atender as demandas das empresas. As vagas são direcionadas a pessoas desempregadas, estagiários ou aposentados.

De acordo com o Secretário de Saúde de Teutônia, Juliano Körner, pelo menos 48 famílias já transferiram o cartão do SUS para o município, justificando que o motivo para a mudança foi a enchente. E em torno de 50 crianças já foram matriculadas no ensino fundamental e mais 15 na educação infantil.

É preciso entender que esta possibilidade de crescimento de Teutônia não será apenas benéfica para o município e sua população, mas estará oportunizando um recomeço com segurança para muitas empresas e famílias. É sabido também que junto com esta possível expansão, virá o aumento dos índices de criminalidade(nem tudo são flores), mas Teutônia foi agraciada com a vinda do 40° Batalhão de Polícia Militar, e com isto o aumento do efetivo e também de equipamentos para manter a ordem e a segurança.

Estamos em ano eleitoral, e na hora de digitarmos nossas escolhas dos próximos representantes é preciso pensarmos nestes novos desafios e oportunidades que surgem neste momento. Será preciso resolver questões que envolvem os locais de transbordos de arroios a fim de evitar ou diminuir as interdições de vias em nosso município. É preciso olhar para frente e buscar soluções definitivas e não paliativas. Precisaremos de bons nomes para que este potencial desenvolvimento possa ocorrer da melhor forma, trazendo benefícios para a população que aqui está e para os "novos" teutonienses.






Comentários